domingo, 4 de janeiro de 2015

Responsabilidade individual para preservação

Segundo dados da Stiftung Bevölkerung, fundação alemã para assuntos demográficos, a cada segundo o mundo ganha 2,6 pessoas. Por minuto são 258 novos habitantes e, por dia, 228.155. Avançando um pouco na matemática, o planeta recebe por ano 83 milhões de pessoas – um pouco mais que o total de habitantes de toda a Alemanha.
Sendo assim, cada indivíduo conta, quando se trata de preservação do meio ambiente. Para lembrar a importância de cada habitante na luta por boas condições de vida na Terra, o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) criou o Dia Mundial da População. A data existe desde 1989, e o 11 de julho foi escolhido por ter sido um marco: segundo estatísticas da ONU, a população global alcançou exatamente neste dia, no ano de 1987, a marca de 5 bilhões.
A ONU prevê que o número de habitantes no mundo deva chegar a 7 bilhões no próximo ano, e a 9 bilhões até 2050, caso as condições atuais se mantenham até lá. Se atualmente todos tivessem o mesmo estilo de vida das classes médias dos países ricos e industriais, a pressão sobre os recursos do planeta azul cresceria absurdamente. Seria preciso mais do que uma Terra para atender à humanidade.
Os danos planetários em relação à degradação do meio ambiente, geralmente são atribuídos como conseqüência do moderno estilo de vida humana que se iniciou na Revolução Industrial (FRANCO & DRUCK, 1998). Entretanto, os danos ambientais não começaram na modernidade, nem mesmo na era medieval. A insistente destruição da natureza pelo homem teve seu início já na pré-história (Fernandez, 2005). Além disso, pesquisas indicam que populações asiáticas também tiveram participação na extinção de grandes mamíferos no Alasca, há aproximadamente 12 mil anos (Foladori & TAKS, 2004). Além das extinções provocadas de região em região por onde os nômades passavam, o desenvolvimento de uma técnica promissora (há 10 mil anos) e de fácil compreensão por todos os membros da comunidade - a agricultura - permitiu a conversão do estilo de vida nômade para o estilo sedentário. Com isso, outros tipos de impactos ambientais se estabeleceram: a concentração de exploração e o acúmulo de lixo (Krüger, 2001). O desenvolvimento industrial, que elevou os níveis de CO2 atmosférico (principal gás relacionado ao aquecimento global), e o avanço tecnológico resultaram num estilo de vida cuja base é a exploração dos bens naturais, causando a degradação do meio ambiente. Um dos resultados desse relativo descaso com a questão ambiental é a ausência de estatísticas sobre emissões de poluentes, o que dificulta uma análise mais sistemática do desempenho ambiental da indústria (Young & Lustosa, 2001).

No tocante à perda da biodiversidade, no que diz respeito à sua relação com a ação humana, podem-se estabelecer relações diretas e indiretas. A caça, por exemplo, seria uma influência direta onde determinadas espécies são afetadas devido à sua importância econômica ou cultural, podendo tornar-se extintas ao longo do tempo. As relações indiretas, por sua vez, seriam provocadas justamente por atitudes que serão discutidas no presente estudo, ou seja, são efeitos de ações pontuais causadoras de destruição e poluição de habitats (Machado et al., 2006).

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Responsabilidade individual ou coletiva, isso ainda existe?


Atualmente a sociedade vive em constante movimentação, tanto interna quanto externa, fato esse que implica em sua preocupação com o meio ambiente, mas nem todo mundo se preocupa. Nosso compromisso é incentivar cada vez mais as pessoas a se preocupar com a sustentabilidade do meio em que vivem, mas isso está se tornando cada vez mais difícil.
Pratica-se responsabilidade em conjunto com a sociedade quando as pessoas entram em consenso para que haja uma igualdade grupal, e também para que exista um ambiente mais limpo e sustentável. Isso acontece com empresas de alto nível e mundialmente conhecidas, assim como a Petrobras.






Esse conjunto de práticas faz com que a empresa não busque simplesmente o lucro, mas também que ela vá de encontro com a comunidade, em prol de uma sociedade mais solidária. Com isso, as empresas tentam melhorar a vida de todos ao seu redor, ou pelo menos fingem que tentam iludindo com esse tipo de prática. Empresas como essa elaboram essas práticas sustentáveis, colocando propagandas em sites e em comerciais televisionados para mostrar sua integridade com o mundo ambiental, como por exemplo, a guaraná antártica,mostrando e influenciando as pessoas a praticarem ações sustentáveis. Dessa forma aumentam a viabilização da mesma, tornando-a mais conhecida mundialmente pelo seu produto e também por designar práticas ambientais.

Com isso podemos concluir que aos poucos a sustentabilidade, tanto individual quanto coletiva,não passam de meras propostas de um belo e bem elaborado plano de marketing feito pelas empresas alienando cada vez mais seu consumidor.

Webquest Meio Ambiente

CONFIRA A NOSSA WEBQUEST MEIO AMBIENTE

http://www.webquestfacil.com.br/webquest.php?pg=tarefa&wq=13722

Meio ambiente - Preservar



A preservação ambiental e um assunto que deve ser tratado desde a formação dos novos cidadãos pois só com essa consciência de que devemos proteger e preservar nosso planeta e nossa natureza é que quem sabe possamos dar uma vida mais longínqua a natureza de nosso pais principalmente que é um belo exemplo de paraíso tropical onde é possível encontrar diversos tipos de espécies além de uma grande abundancia na Água doce esses mesmo que se não forem conscientemente administrados não existirão para gerações futuras.  Preservar é como sustentabilidade, mas especificamente é a pratica de "salvar" o meio ambiente. Essa preservação beneficia o homem e a natureza. Desde os anos 60 a atividade de preservar já tinha uma meta de preservação ambiental e pessoas e governos tomaram iniciativas importantes para um planeta mais sustentável, no entanto os grandes encontros ambientais, como o Rio+20, tem gerado muito pouco resultado em termos de ações de preservação ambiental.
Algumas maneiras de preservar o meio ambiente:
Transporte: Ir a pé até a padaria, em vez de tirar o carro da garagem. Utilize o transporte público. Pressione o seu governo local para a construção de ciclovias, e melhora do transporte público.
Energia elétrica: se for possível, considere a ideia de utilizar painéis solares em sua casa, para o chuveiro. Desligue as luzes em ambientes em que não tem ninguém. Tirar os carregadores assim que carregar o seu aparelho tecnológico.
Água: Não demorar no banho, no máximo 20 minutos. Escovar os dentes com a torneira desligada. Não dar muitas descargas desproporcionais, apenas necessárias.

MEIO AMBIENTE


Meio ambiente é um conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural incluindo vegetação, microorganismos, solo, rochas, animais, atmosfera e fenômenos naturais que podem ocorrer em seus limites. Também compreendo recursos e fenômenos físicos dando o exemplo do ar, água e o clima assim como a energia, radiação, descargas elétricas e magnetismo.

Meio ambiente são todas as coisas vivas e não-vivas que ocorrem na terra ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e à vida dos seres humanos. É o conjunto de condições, leis, influência, infraestrutura de ordem física, química e biológica que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas, pode ter diversos conceitos que são identificados por seus componentes.

No Brasil existe a PNMA, que é a Política Nacional do Meio Ambiente. A PNMA define meio ambiente como o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.