sábado, 13 de dezembro de 2014

Cidadania x Sustentabilidade: Uma luta sem fim.


Na sociedade em que vivemos  os indivíduos estão cada vez mais se distanciando do que é importante (os objetivos) prejudicando não só a si, mas também ao meio. A forma de como nos relacionamos com o lixo que produzimos indica o grau da cidadania, mas de fato como podemos definir a cidadania?
"Podemos então, definir Cidadania como: um conjunto de direitos e deveres, estabelecidos ou não pela legislação, que cada indivíduo deve seguir regularmente", se o mesmo tem direitos, obrigatoriamente tem deveres, mas não só deveres para o que nos interessa diretamente, mas também indiretamente, o meio ambiente depende de nós, devemos colocar  nossa cidadania em prática, pois aos poucos esta sendo sucumbida por esse regime, no qual somos condicionados. Mas como podemos exercer a nossa cidadania em meio a tanta bagunça?
"O exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos,exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados. Pois
todo ser humano possui valores que podem ser classificados como fundamentos morais e espirituais da consciência humana e é fundamental que toda pessoa tome conhecimento dos valores a ela inerente."
Diante do exposto, o ideal seria que cada indivíduo refletisse um pouco sobre o que é cidadania, buscando cada vez mais a leitura, a informação, pois se continuar como está a sustentabilidade do planeta Água vai se encaminhar ao descaso, vivido hoje, que vai ser vivenciado amanhã e até que haja ainda a ultima gota d’água, pois vai ser ai que cada um vai ver  e refletir o que fez de errado.
Para um complemento visite os hiperlinks a seguir, nos quais animais estão entrando em extinção decorrente principalmente das ações humanas, páginas que mostram práticas educativas,e um vídeo de apoio que fala da falta de cuidados da sociedade para com o meio ambiente.


Texto de: Jefferson Matias

Créditos: Jefferson Matias; Carlos Victor; Bruno Oliveira e Kim Marx.

Nenhum comentário: