sábado, 22 de novembro de 2014

Conferências Mundiais

Para a primeira publicação vamos falar um pouco sobre preservação ambiental e algumas conferências Mundiais através da ONU que influenciaram na situação atual para as organizações com fins de preservação. Com um foco principal na Conferencia de Estocolmo que foi a primeira conferência com o tema meio ambiente realizado no ano de 1972.

            O Preservacionismo e o Conservacionismo são correntes ideológicas que surgiram no fim do século XIX, nos Estados Unidos. Com posicionamento contra o desenvolvimentismo - uma concepção que defende o crescimento econômico a qualquer custo, desconsiderando os impactos ao ambiente natural e o esgotamento de recursos naturais – estas duas se contrapõem no que se diz respeito à relação entre o meio ambiente e a nossa espécie. Ou seja, proteção ambiental é uma prática de proteger o meio ambiente em níveis individuais, organizacionais ou governamentais, para o benefício tanto do meio ambiente e como dos seres humanos.

            Com a evolução da poluição ocorrida no meio ambiente através da revolução industrial e fenômeno dos “Smog”, na Inglaterra, onde oito mil pessoas vieram a óbito por este fenômeno. Outros desastres também foram relatados em vários lugares do planeta, como a poluição da baía de Minamata, no Japão, e a questão do DDT (dicloro,difeniltricloetano, inseticida usado durante esse período)necessidade da criação de conferências que eram organizadas pela ONU (Organização das Nações Unidas) com o fim da preservação ambiental em cada parte do mundo. E para que houvesse um consenso sobre como o homem deve agir em relação ao meio ambiente, a ONU organizou, em 1972, a primeira conferencia internacional sobre o meio ambiente humano, conhecida como Conferência de Estocolmo.
 Após os debates realizados na Conferência, foram estabelecidas normas que serviram de referência para guiar as ações referentes ao meio ambiente. O evento da Conferência de Estocolmo serviu para alertar o mundo a cerca das problemáticas ambientais, e serviu como passo inicial para outras  conferências, como Kyoto e Rio92.  Diante do que foi abordado, pudemos observar as questões que levaram a realização da Conferência de Estocolmo, e quão importante foi este evento para inicio das ações ambientalistas, bem como o processo de difusão destas no meio cientifico e social.
http://tribunodahistoria.blogspot.com.br/2011/07/participacao-do-brasil-na-conferencia.html?m=1
http://tribunodahistoria.blogspot.com.br/2011/07/participacao-do-brasil-na-conferencia.html?m=1
Links utilizados para a produção da introdução: 

Nenhum comentário: