sábado, 22 de novembro de 2014

Pegada Ecológica global

Você sabe o tamanho da sua pegada ecológica? O quanto suas ações e seu estilo de vida interferem no meio ambiente que se refere à utilização dos recursos renováveis? A passagem de cada indivíduo pelo planeta deixa uma espécie de rastro, uma pegada que pode medir seu tamanho por meio de análises do comportamento humano. Os resultados podem ser individuais, mas quando coletivos, demonstra o quanto uma cidade, ou país, encara o seu desenvolvimento econômico pela ótica da sustentabilidade.
            Este conceito foi publicado em 1996 por William Rees e MathisWackernagel, dois pesquisadores da Universityof British Columbia em Vancouver.
A economia humana está na superação ecológica. A pegada ecológica global da humanidade aumentou 50% entre 1970 e 1977 um aumento de cerca de 1,5% ao ano. A crescente proliferação da espécie humana planeta pode causar um colapso ambiental real. Pois a humanidade está a consumir água mais rápida de que as recargas no chão. Atualmente, a média mundial da pegada ecológica é de 2,7 hectares globais por pessoa enquanto a biocapacidade disponível para cada ser humano é de apenas 1,8 hectare global.
            Dados mais recentes demonstram que estamos utilizando cerca de 25% a mais do que o que temos disponível em recursos naturais, ou seja, precisamos de um planeta e mais um quarto dele para sustentar nosso estilo de vida atual.Podemos dizer que esta é uma forma irracional de exploração da natureza, que gera o esgotamento do capital natural mais rápido do que sua capacidade de renovação.Esta situação não pode perdurar, pois, desta forma, enfrentaremos em breve uma profunda crise socioambiental e uma disputa por recursos.

Nenhum comentário: