sábado, 22 de novembro de 2014

Pegada ecológica no Brasil

Pegada ecológica no Brasil
Para primeiro colocar o tema em prática, devemos apresentar sua história e sua origem, de forma geral, para depois entrar em detalhes, com o objetivo de fazer com que nossos leitores não intendam a publicação de forma equivocada.
A princípio o tema deriva da língua inglesa com as seguintes palavras, ecologicalfootprint e depois foi introduzido na língua portuguesa, ao pé da letra, que significa pegada ecológica. O mesmo tinha a competência decalcular a quantidade de terra e água que seriam consumidos, ocupados, pela população. O tema foi usado primeiramente por um ecologista canadiano chamado  William Rees em 1992. A pegada ecológica, hoje, é utilizada no mundo inteiro como um indicador de sustentabilidade ambiental.
Atualmente são cinco os temas para que seja calculada a pegada. Que será representado pela imagem a seguir:
·         Área de energia fóssil; 
·         Terra arável; 
·         Pastagens; 
·         Floresta;
·         Área urbanizada; 


No Brasil estima-se que as pessoas já ultrapassaram0,3 pontos percentuais em pegadas ecológicas per capitas, a média anual seria de 2,1 mas os brasileiros ultimamente tem consumido muito os seus recursos naturais sem dar retorno à natureza, chegando a 2,4,  parece não ser muito, mas para a natureza isso custa milênios. Segundo os estudos da  “living theplanet” da rede WWF divulgado em 2008.
Com dados preocupantes sobre o consumo da população surge a necessidade de envolver cada vez mais os indivíduos como agentes transformadores. Muitos não sabem que podem modificar o meio em que vivem e o meio ambiente. Para isso, ações para a mudança de valores devem começar a ser pensadas para a infância e a juventude.

Para a complementação da pesquisa dê uma olhada nos vídeos e nas páginas complementares que falam um pouco sobre o tema.


Nenhum comentário: